Fisioterapia cuida da sua SAÚDE!!!

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

A Dor Lombar


O que é?
A dor lombar (lombalgia) é um tipo de queixa que quase todos nós experimentamos em alguma fase da vida. Apresenta alta incidência e prevalência, que tem aumentado nos últimos anos. De uma forma genérica a dor lombar pode localiza-se entre o último arco costal e a prega glútea, frequentemente acompanhado por aumento de dor e limitação do movimento.

Quais as causas do seu aparecimento?
De entre enumeras causas pode-se referir o sedentarismo (pouca actividade física, excesso de peso) e a postura e movimentação de cargas de forma incorrecta em contexto laboral ou recreativo. Naturalmente que a idade avançada, aliada à exposição das causas referidas anteriormente, também pode implicar o aparecimento da dor lombar.

Qual é o meu tipo de dor lombar?
A dor lombar pode ser classificada como:

1- Específica, quando aliada à lombalgia e associada a sintomatologia a nível dos membros inferiores, nomeadamente alterações de sensibilidade e falta de força nos membros inferiores. A dor lombar específica, associada a sintomatologia neurológica, estará fora do contexto, no que respeita a uma intervenção do Fisioterapeuta. Devendo nesse caso, dirigir-se ao seu médico assistente.

2- Inespecífica, em que a dor se reporta à região lombar, cuja origem não é atribuída a nenhuma patologia especifica e que vamos abordar neste artigo.
A dor lombar (inespecífica) pode ainda ser classificada pela sua duração em:

- Dor lombar aguda, que ao longo da vida, incide cerca de 70% da população nos países industrializados, sendo que o pico desta prevalência se dá entre os 35 e 55 anos. Nestes casos de dor lombar aguda, tanto os sintomas, como a patologia e a imagiologia têm uma relação muito pobre. A dor não é assim atribuída a qualquer problema neurológico em cerca de 85% das pessoas.
- Dor lombar crónica, que implica a ocorrência dos sintomas para além dos 3 meses. A apresentação deste tipo de sintoma, para além de conter alguma alteração estrutural, também tem uma componente psicológica, aliada a uma incapacidade recorrente de efectuar as suas actividades normais. A persistência clínica da dor crónica tende a dissociar-se do problema físico inicial. A dor crónica muitas vezes perde o seu significado biológico, tornando-se num problema contra produtivo. A dor lombar crónica é uma das grandes causas de baixa nas sociedades industrializadas.

Porque é que a dor lombar é um problema de saúde pública?
A dor lombar é uma manifestação maioritariamente do foro músculo-esquelético que vai além da saúde individual de quem sofre deste problema. Afecta dimensões mais abrangentes ao nível económico e social com custos elevados para empresas e entidades governamentais. Faz parte de um grupo de sintomas que interferem com a produção laboral, diminuindo a produtividade da empresa conduzindo ao absentismo laboral e à permanente incapacidade ocupacional. Por outro lado no Idoso, a dor lombar é um factor limitador da actividade física levando a uma progressiva restrição das suas actividades do dia-a-dia.

Porque é que a dor lombar é tão difícil de tratar?
A dor lombar não implica necessariamente a lesão de estruturas (nervo, disco, tendão, músculo, etc.). Pelo contrário, é um dos sintomas mais demonstrativo do conceito multidimensional da dor. Toma uma dimensão subjectiva sendo dependente de experiências anteriores, influenciando a maneira como a pessoa pensa e sente, bem como a forma como comunica este sintoma. Por esse motivo, a dor lombar nem sempre leva a uma incapacidade e o grau de incapacidade nem sempre é proporcional à intensidade da dor. Isto explica porque as pessoas com dor lombar que numa pessoa pode ser considerado insuportável que limita a actividade, noutra pessoa é menos incomodativa, não afectando significativamente a actividade.
Assim, tratar a dor e os problemas físicos são apenas metade da resolução do problema. As crenças dos pacientes bem como as suas estratégias de encarar a dor vão desempenhar um papel importante no desenvolvimento da dor crónica e da incapacidade, tornando-se assim obstáculos a ponderar.

Em que a Fisioterapia pode ajudar no tratamento da dor lombar?
A fisioterapia é a terapia de eleição no tratamento da dor lombar inespecífica. Actua vendo o indivíduo como um todo, e o seu tratamento não será somente voltado para a diminuição de intensidade da dor. Vai mais além, por exemplo, analisando os factores psicossociais, as condições laborais, a promoção e manutenção da actividade física e a aplicação de modalidades de tratamento activas (ex. exercício). Cada caso é um caso e é por isso que as particularidades de cada indivíduo influenciam os diversos tratamentos que possam ser aplicados. Assim, não é a massagem, o calor, TENS ou ultra-som que tratam a dor lombar.
É na verdade a Fisioterapia!