Fisioterapia cuida da sua SAÚDE!!!

quarta-feira, 23 de abril de 2008

Como sei se é mesmo um Fisioterapeuta??

Uma forma de combater este problema, parte também do utente! Sim, o utente é principal interessado, pois é ele que vai ser afectado pelos resultados da intervenção.O exercício de Fisioterapia, é condicionado pela obtenção de uma cédula profissional, a emitir pela Secretaria Geral do Ministério da Saúde.

Assim, quem lhe presta os cuidados de Fisioterapia, é obrigado a apresentar sempre que solicitado, o comprovativo de ser Fisioterapeuta, nomeadamente a cédula profissional ou certificado de habilitações que diga explicitamente apenas e só "Profissão: Fisioterapeuta" ou "Curso Bacharelato/Licenciatura em Fisioterapia". Nem uma palavra a mais ou a menos!

Outros termos (exemplo: Técnico Auxiliar, Auxiliar de, Massajo terapia, ...Reabilitação) não são aceites! E o documento deve ser de quem lhe presta os cuidados e não de um Fisioterapeuta que "dê o nome" na clínica ou outra instituição onde está a ser tratado!

É a titularidade da cédula profissional válida e eficaz que constitui o pressuposto de que foram obrigatoriamente verificados todos os condicionalismos requeridos para o exercício da actividade profissional dos fisioterapeutas (Sindicato dos Fisioterapeutas Portugueses), logo, alguém a quem pode pedir satisfações se o tratamento não for o esperado.

Se não for possível, ou lhe for negado por alguma razão, é de levantar suspeita! Pode estar a ser tratado por falsos Fisioterapeutas. O que pode fazer? Peça o Livro de reclamações (É obrigatório ter!) onde vai descrever o que se passou, nomeadamente a constatação através do que foi anteriormente referido, estar a fazer Fisioterapia por falsos Fisioterapeutas!

"Ora! O que ganho com isso? Vou perder tempo e se calhar até fico mal visto, perco a vaga ou já não me tratam..."

Esse é um pensamento generalizado. Por isso é que muitos acidentes acontecem e os culpados são desconhecidos. Como se vai sentir que está a ser enganado? É bom que fique incomodado! Mas deve agir! É pela inércia e passividade dos utentes que estes casos acontecem e se multiplicam. Se acha que não está a ser bem tratado deve reclamar! Só assim se obtém melhor qualidade de serviço e satisfação. De outro modo, anda a perder tempo e até pode arranjar complicações! Denuncie! Com o seu contributo, acabam os falsos-fisioterapeutas e os verdadeiros vêm a sua actividade reconhecida e efectivamente necessária pois assim o utente o exigiu!!!!

Como todas as profissões, existem também Fisioterapeutas que também são Maus Profissionais. É legítimo neste caso que reclame também pois tem direito aos melhores cuidados disponíveis executados pelo profissional mais competente!!!Ele será responsabilizado e penalizado pelas autoridades para o efeito. Se não está satisfeito com o Fisioterapeuta que lhe é destinado, tem o direito de mudar para outro, ou um verdadeiro, sem penalizações!

Sem comentários: