Fisioterapia cuida da sua SAÚDE!!!

quinta-feira, 24 de abril de 2008

O que são Cuidados de Fisioterapia?

De acordo com o Regulamento do Exercício Profissional dos Fisioterapeutas do Sindicato dos Fisioterapeutas Portugueses, os cuidados de fisioterapia são caracterizados por :

1. Terem por fundamento uma interacção entre fisioterapeuta e utente, indivíduo, grupo (de utentes/clientes ou famílias) e comunidade;

2. Assentarem em procedimentos de avaliação e identificação de problemas inerentes e indissociáveis dos próprios meios que caracterizam a sua intervenção;

3. Estabelecerem uma relação de ajuda com o utente;

4. Serem prestados numa perspectiva bio-psico-social tendo em vista a máxima funcionalidade dos utentes;

5. Utilizarem metodologia científica que inclui:
·········a) a identificação dos problemas de saúde em geral e de fisioterapia em especial no indivíduo, nos grupos (de utentes/clientes ou famílias) e na comunidade;
·········b) a recolha e apreciação de dados sobre cada situação que se apresenta;
·········c) a formulação de diagnóstico e prognóstico em fisioterapiad) a definição de objectivos, estabelecimento de prioridades e elaboração de programas de intervenção ·
·········e) a aplicação correcta e adequada dos cuidados de fisioterapia necessários;
·········f) a avaliação dos cuidados de fisioterapia prestados e reformulação das intervenções;
·········g) a utilização de uma forma sistemática do registo dos dados da sua intervenção por forma a elaborar relatórios que permitam a avaliação da qualidade dos cuidados e dos serviços;

6. Satisfazerem as necessidades da comunidade através da aplicação dos meios que lhe são próprios, integrando modalidades educativas e terapêuticas, visando tanto a promoção da saúde e prevenção da doença, da deficiência, da incapacidade e da inadaptação, bem como tratar, habilitar ou reabilitar indivíduos com disfunções de vária natureza, incluindo a dor, com repercussões a nível da sua funcionalidade ou qualidade de vida;

7. Elaborarem, de acordo com as disfunções de natureza física, mental, de desenvolvimento ou outras apresentadas pelo do utente, as seguintes formas de actuação, com vista á obtenção da máxima funcionalidade e qualidade de vida;
·········a)Assumir um papel facilitador dos comportamentos motores,- promovendo, orientando e supervisionando aprendizagens das quais resultem mudanças de comportamento.- promovendo informação e aconselhamento ao utente , no sentido da mudança ou da aquisição de estilos de vida saudáveis;
·········b) Tornar o utente responsável e gestor do seu próprio processo;
·········c) Encaminhar, orientando para os recursos adequados, em função dos problemas existentes, ou promover a intervenção de outros técnicos de saúde quando os problemas identificados não possam ser resolvidos só pelo fisioterapeuta;
·········d) Avaliar os resultados das intervenções de fisioterapia, através da observação, resposta dos utente, familiares ou outros , dos registos efectuados ou de outros meios julgados adequados;
·········e) Elaborar um plano de alta da fisioterapia e decidir da oportuna cessação da intervenção;

quarta-feira, 23 de abril de 2008

Como sei se é mesmo um Fisioterapeuta??

Uma forma de combater este problema, parte também do utente! Sim, o utente é principal interessado, pois é ele que vai ser afectado pelos resultados da intervenção.O exercício de Fisioterapia, é condicionado pela obtenção de uma cédula profissional, a emitir pela Secretaria Geral do Ministério da Saúde.

Assim, quem lhe presta os cuidados de Fisioterapia, é obrigado a apresentar sempre que solicitado, o comprovativo de ser Fisioterapeuta, nomeadamente a cédula profissional ou certificado de habilitações que diga explicitamente apenas e só "Profissão: Fisioterapeuta" ou "Curso Bacharelato/Licenciatura em Fisioterapia". Nem uma palavra a mais ou a menos!

Outros termos (exemplo: Técnico Auxiliar, Auxiliar de, Massajo terapia, ...Reabilitação) não são aceites! E o documento deve ser de quem lhe presta os cuidados e não de um Fisioterapeuta que "dê o nome" na clínica ou outra instituição onde está a ser tratado!

É a titularidade da cédula profissional válida e eficaz que constitui o pressuposto de que foram obrigatoriamente verificados todos os condicionalismos requeridos para o exercício da actividade profissional dos fisioterapeutas (Sindicato dos Fisioterapeutas Portugueses), logo, alguém a quem pode pedir satisfações se o tratamento não for o esperado.

Se não for possível, ou lhe for negado por alguma razão, é de levantar suspeita! Pode estar a ser tratado por falsos Fisioterapeutas. O que pode fazer? Peça o Livro de reclamações (É obrigatório ter!) onde vai descrever o que se passou, nomeadamente a constatação através do que foi anteriormente referido, estar a fazer Fisioterapia por falsos Fisioterapeutas!

"Ora! O que ganho com isso? Vou perder tempo e se calhar até fico mal visto, perco a vaga ou já não me tratam..."

Esse é um pensamento generalizado. Por isso é que muitos acidentes acontecem e os culpados são desconhecidos. Como se vai sentir que está a ser enganado? É bom que fique incomodado! Mas deve agir! É pela inércia e passividade dos utentes que estes casos acontecem e se multiplicam. Se acha que não está a ser bem tratado deve reclamar! Só assim se obtém melhor qualidade de serviço e satisfação. De outro modo, anda a perder tempo e até pode arranjar complicações! Denuncie! Com o seu contributo, acabam os falsos-fisioterapeutas e os verdadeiros vêm a sua actividade reconhecida e efectivamente necessária pois assim o utente o exigiu!!!!

Como todas as profissões, existem também Fisioterapeutas que também são Maus Profissionais. É legítimo neste caso que reclame também pois tem direito aos melhores cuidados disponíveis executados pelo profissional mais competente!!!Ele será responsabilizado e penalizado pelas autoridades para o efeito. Se não está satisfeito com o Fisioterapeuta que lhe é destinado, tem o direito de mudar para outro, ou um verdadeiro, sem penalizações!

Estou a ser tratado por um Fisioterapeuta?

Esta questão nunca lhe ocorreu? Acredito que sim, especialmente quando as coisas não correram como esperava e ficou na mesma ou pior que no inicio. Actualmente a profissão de Fisioterapeuta tem sofrido usurpação de funções por outras actividades análogas (Técnico Auxiliar de Fisioterapia, Massagista de Reabilitação, Enfermeiros de Reabilitação, etc.).

Em muitas clínicas, é referido fazerem Fisioterapia, incluo mesmo instituições que têm acordos com o Serviço Nacional de Saúde. No entanto, não é feito por Fisioterapeutas! Logo, avisa-se desde já que não está a fazer Fisioterapia!

"Ok! Não é Fisioterapeuta, qual é o problema? Se calhar até faz melhor trabalho..."

Isto explica em muitos casos as más experiências que muitos utentes têm, e consequentemente má imagem que têm (e de forma legitima) da Fisioterapia.
Um pseudo-fisioterapeuta, por exemplo, não tem bases académicas, e desconhece as contra-indicações dos tratamentos que aplica.

Um pseudo-fisioterapeuta é um mero aplicador de técnicas, funciona na base da tentativa e erro, na experiência anterior, e é incapaz na maioria das vezes, de justificar as suas intervenções. Não tem objectivos de intervenção, nem prazos para os cumprir e é tudo baseado nas prescrições que o médico (muitas vezes um Fisiatra) manda fazer.

Isto é muito grave! É a saúde do utente (a sua saúde) que está em risco!!!

Veja este exemplo de denúncia

Exemplos conhecidos:

- Aplicar electroterapia em utentes com pacemaker
Resultado: Avaria do pacemaker com resultado obvio...
- Electroterapia de forma incorrecta:
Resultado: Queimaduras
- Aplicação de calor de forma incorrecta
Resultado: Queimaduras
- Mobilização do membro inferior em utentes com Prótese Total Anca:
Resultado: Luxação da Prótese com consequências óbvias...
-" Tracção" e "mobilização" da Coluna por Hérnia Discal:
Resultado: Paralisia dos membros inferiores...
- Drenagem Linfática (em utentes com insuficiência cardíaca):
Resultado: Sim, é verdade, falência do coração...
- Massagem (parece mentira mas é verdade!!!)
Resultado: Espalhar Metástases para a corrente sanguínea...

Mais exemplo poderia por mas estes assustam o suficiente...
É tudo inventado??? Se alguém quiser eu digo como, pois estão a falar com um Fisioterapeuta, logo sabe justificar o porquê....

segunda-feira, 21 de abril de 2008

Outras nomenclaturas para Fisioterapeuta:

Aqui coloco outras nomenclaturas de que já fui apelidado (excluo os que são relacionados com profissionais de Saúde). De referir que esta confusão não é exclusiva dos idosos, ocorrendo também em escalões etários mais baixos e é transverssal nas mais variadas classes sociais:

···············"Sr. Terapista";

·············· "Sr. Endireita";

·············· "Massagista";

·············· "Sr. Tupperuare";

·············· "Sr. Professor da Ginástica";

·············· "Sr. Peuta";

·············· "Sr. dos Pulmões";

e receio que a lista vá crescendo...

Naturalmente que corrigi no momento, para cada caso, que era Fisioterapeuta. No entanto confesso que por vezes não o consegui com sucesso, pricipalmente nos Idosos. Realço que com um breve esclarecimento, normalmente as pessoas aceitaram a correcção e até agradeceram pelo esclarecimento.

Que vantagens tenho em ter um Fisioterapeuta?

O Fisioterapeuta presta serviço a utentes/clientes com deficiência, limitação funcional, incapacidade ou alterações da função física ou estado de saúde, resultado de lesão, doença ou outras causas, potenciando a sua recuperação com o objectivo máximo de o reintegrar na sociedade.

Promove serviços preventivos que impedem ou retardem o declino funcional e a necessidade de cuidados mais especializados e economicamente gravosos, diminuindo ou eliminando as estadias prolongadas nas instituições prestadoras de cuidados de saúde.

Identifica factores de risco e comportamentos que prejudiquem a funcionalidade do indivíduo.

Encontra-se envolvido na promoção da saúde, bem-estar e condição física, incluindo a educação e o aconselhamento na sua intervenção, estimulando o público-alvo a adoptar comportamentos saudáveis.

O Fisioterapeuta é um consultor, educador e administrador, providenciando serviços consultivos no planeamento de instalações, escolas, empresas, comunidades, organizações e agências governamentais.

Actua em equipas multidisciplinares com outros profissionais de saúde, sendo os seus conhecimentos úteis para a educação e esclarecimento de outros profissionais, entidades governativas, empresas e outros consumidores de cuidados de saúde, providenciando serviços clinicamente efectivos, a baixo custo.

O fisioterapeuta é um investigador, nomeadamente no campo relacionado com a prática baseada na evidência, ou seja, na demonstração da efectividade da sua intervenção nos resultados.


Fonte:
Guide for Physical Therapist Practice: Who are Physical Therapists, and what do they do?. Physical Therapy, (Janeiro 2001). 81 (1), 39-44;

quinta-feira, 17 de abril de 2008

Exemplos de actividades do Fisioterapeuta

Os Fisioterapeutas estão envolvidos na promoção da saúde, prevenção da doença, no bem-estar e melhoria da condição física, através da selecção das medidas mais apropriadas. As suas iniciativas diminuem os custos económicos e sociais ajudando o utente/cliente a potenciar a sua capacidade funcional, minimizar incapacidades, limitações funcionais e deficiências, relacionadas com alterações congénitas ou adquiridas. Optimiza o estado de saúde e cria um ambiente adequado que permita potenciar a autonomia do utente.

Eis alguns exemplos:
  • Identificação de factores de risco: Sedentarismo, Inactividade, Stress, Excesso de peso, Tabaco, etc. que levem a graves problemas de saúde, actuando ao nível da educação e aconselhamento;
  • Identificação de casos infantis de alterações posturais como por exemplo escoliose idiopática, actuando na sua correcção;
  • Identificação de idosos, em contexto individual ou comunitário, para o risco de quedas e sua posterior integração em grupos ou classes de forma a actuar através do exercicio e aconselhamento, na prevenção de quedas ;
  • Identificação de factores de risco que levem a lesões neuromúsculo-esqueléticas nos locais de trabalho e actuação na melhoria das condições do meio laboral;
  • Preparação física e prevenção de lesões num contexto desportivo;
  • No tratamento da Dor Lombar crónica, através do aconselhamento e adaptação do meio; de programas de exercício de fortalecimento, endurance e alongamento e também treino postural;
  • No Tratamento de utentes com patologia cardio-respiratória aplicando tecnicas especificas da sua área;
  • Programas de exercício, incluindo treino com carga e/ou pesos, de modo a aumentar a massa óssea (especialmente em idosos com osteoporose);
  • Programas de treino proproceptivo e de equilíbrio nos idosos para diminuir o risco de quedas;
  • Treino e ensino nas Actividades de Vida Diária (AVD) de modo a promover a independência do utente;
  • Programas de exercício que promovem o condicionamento cardiovascular, a postura adequada e o aconselhamento para as actividades do dia-a-dia em Grávidas durante a Preparação do Nascimento e no Puerperium;
E muitos outros…
Fonte:
Guide for Physical Therapist Practice: Who are Physical Therapists, and what do they do?. Physical Therapy, (Janeiro 2001). 81 (1), 39-44;

Onde encontro Fisioterapeutas?

A prática de fisioterapia pode ser justificada nas áreas e instalações mais diversificadas, tendo como objecto dos cuidados, o indivíduo, a família ou a comunidade.

Assim, podemos encontrar fisioterapeutas em:
Hospitais (abrangendo a totalidade das especialidades médicas); Centros de saúde; Clínicas privadas; Instalações dedicadas à Reabilitação; Estabelecimentos de Ensino; Infantários; Empresas industriais ou de saúde;locais de trabalho e outros ambientes do âmbito Ocupacional; Instituições Desportivas; nos Domicílios; Centros de fitness; Centros de dia; Lares de idosos entre outros.

Fisioterapia...o que é isso?

De acordo com o Ministério da Saúde, no Dec.Lei nº261/93 de 24 de Julho o Fisioterapeuta no exercício da sua profissão, "...centra-se na análise e avaliação do movimento e da postura, baseadas na estrutura e função do corpo; utilizando modalidades educativas e terapêuticas específicas, com base, essencialmente, no movimento, nas terapias manipulativas, e em meios físicos e naturais, com a finalidade de promoção da saúde e prevenção da doença, da deficiência, da incapacidade e da inadaptação e de tratar, habilitar ou reabilitar, utentes/clientes com disfunções de natureza física, mental, de desenvolvimento ou outras, incluindo a dor, com o objectivo de os ajudar a atingir a máxima funcionalidade e qualidade de vida..."

Quero saber mais...